Diretoria A.L.M.A.S - Academia de Letras, Música e Artes de Salvador

09:26 Movimento Literarte em Salvador 1 Comments


Presidente : Daniel Santos  - 


Nome artístico: Daniel Santos 
Solteiro,Brasileira, Natural de Salvador-Ba
Profissão: Musico.  Em 1987, Iniciei no grupo Folclorico - Serviço Social do Comércio - SESC, realizando shows folclóricos no Teatro Arena do SENAC/Pelourinho atuando na aréa percurssiva . Tendo como orientador " Zé Ricardo". Apartir de 1992, passou a ser integrante o Bale Folclorico da Bahia, permanecendo como musico percursionista durante 7 anos (1992-1999), participando das turnes nacionais/internacionais ( passando a exercer a função de solista que gerou uma critica no The New Work Times' pela jornalista Anna Kisselgoff como virtuoso solo de Birimbau. Em 2000, passou a integrar o II elenco da Companhia de Dança do Balé Folclórico do BRASIL,  única Companhia de Folclore Profissional do país, reconhecida mundialmente, tendo como diretor o mestre de capoeira Amem Santos, Neste mesmo ano participou da gravação do clip ''Ilê Pérola Negra'', da cantora Daniela Mercury



Vice - Presidente - Jubiabá da Bahia

Jubiabá: Jurandir Matos Brandão, nasceu no dia 18 de Outubro de 1972  no bairro da Liberdade em Salvador- Bahia, uma das cidades que mais recebeu a influência dos Negros no Brasil, e talvez por isso, influencie tantos músicos.
Começou a tocar com 14 anos e nunca mais parou. Convidado no ano de 1986 pelo músico e diretor musical do famoso Balé folclórico da Bahia, José Ricardo, começou a estudar o movimento da percussão e a lidar profissionalmente com a música.
Após 1 ano no Sesc, foi um dos convocados para o grupo de espetáculo do Senac Pelourinho, onde pôde desenvolver seu trabalho junto a outros profissionais, assim ao longo de sua carreira, pertenceu a diversas bandas que foram moldando sua performance artística=, sem deixar de citar, a Banda do músico Walter Cruz , o Waltinho da banda Chiclete com Banana, além da banda levada do Pelô, muito conhecida na Bahia e em diversos estados brasileiros e a banda swing da cor uma das pioneiras do Axé no Estado do Rio de Janeiro
Jubiabá aprendeu o domínio sobre os vários instrumentos que compõe a Percussão em si, repique, surdos ,,timbal Cowbel Congas, pandeiro, tamborim e xequere, unidos dão a sonoridade final do artista.


Secretária-Geral
Varenka de Fátima 


Varenka de Fatima Araújo.  Nasceu no Ceará, baiana de coração.  Reside em Salvador-Bahia.  Figurinista, funcionária pública, formada em Direção Teatral, atriz, maquiadora,  artista plástica,  dançarina,  poetisa e escritora.  Participou de quarenta Antologias.  Livros de sua autoria: “ELA EM VERSOS”, Ed. Celeiro de Escritores, Edição 2011;  “FATOS E RETRATOS” Ed. Celeiro de Escritores,  Edição 2012."VARENKA DE FÁTIMA Ed. Celeiro de Escritores,  Edição 2013.  Membro da Academia de Cultura da Bahia,  Poetas del Mundo,  da Confraria Artistas e Poetas pela Paz, Academia Internacional de Letras de Artes e Ciências de Argentina,  Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni / MG,2013. Portal CEN,  CEPA : Circulo de Estudo Pensamento e Ação. C.I.M.A.- Associazione Culturale Internacionale Mandala.


Segunda - Secretária - Izabelle Valladares 



  

Izabelle Valladares

Natural do Rio de Janeiro, nascida em  13/05/1975, escritora, neta do jornalista baiano Antônio Andrade, ganhador do prêmio Esso de 1967 recebeu em laços sanguíneos o amor pela arte. Publicou no Brasil diversos livros.
Desde criança gostava de escrever e na infância confeccionava livros com folhas de caderno e cola.
Antolóloga, organizou mais de 100 livros. Ganhadora de diversos concursos de contos e crônicas nacionais e internacionais.
Comendadora da ABD; Acadêmica de diversas academias, Delegada presidente da Academia de Letras y Artes de Valparaíso; Presidente da Literarte – Associação Internacional de Escritores e Artistas.
Tem atualmente mais de 20 Livros Publicados com Destaque para os Infantis: “ Mamãe o que é preconceito, Franklynstein Pop Star e Uma múmia muito doida.
Palestrante,já palestrou no United Writers, congresso internacional de escritores em Miami e também nas Bienais do RJ e Pernambuco e na Flipoços.



Tesoureiro: Sérgio Carvalho 
Sergio Carvalho Dos Santos 
 

Nascido em 19 de Junho de 1979 , em Salvador- Bahia, criado com influências musicais das principais bandas do cenário musical baiano e seus grupos folclóricos, dedicou-se a música durante muitos anos como percussionista, não deixando de lado ideais como o combate as latentes desigualdades raciais da sociedade, a valorização história da Bahia e da África, berço de toda cultura que desenvolveu em Salvador uma atmosfera de orgulho negro, mais intensa que nos demais Estados do país, sendo um dos fundadores da AFROPARCEIROS produções culturais, que há alguns anos, promove não apenas a difusão cultural com ênfase em cultura étnica mas, descortina socialmente, toda a realidade do preconceito e racismo ainda existente em diversas camadas da sociedade.

Como Poeta e Escritor,tem diversos textos de sua autoria publicados no Recanto das Letras, em setembro receberá na cidade de Angra dos Reis, o Prêmio Liberdade de Expressão, por todo o movimento social realizado junto a Periferia de Salvador e em outubro recebe a condecoração do Prêmio Excelência do Cemd – Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, no Museu do Oriente em Lisboa- Portugal.

Um comentário: